Aprendizagem Social em Ambientes de Participação e Negociação Coletiva: Um Estudo de Caso na Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria/RS
Informações
Código: APS2163
Divisão: APS - Administração Pública e Gestão Social
Tema de Interesse: APS-C - Gestão Social e Ambiental
Autores
Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, Tania Nunes da Silva
Resumo
A água dos rios carrega muitos significados. Dentre eles a condição de expressar aaprendizagem social de múltiplos atores envolvidos num processo participativo de tomada dedecisão coletiva que procura harmonizar os interesses decorrentes das demandas pelo seu uso.Inserido neste contexto, este artigo procurou compreender o processo de aprendizagem socialnos níveis individual, do grupo e organizacional a partir da diversidade dos atores sociaisenvolvidos na gestão participativa do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do RioSanta Maria/RS. O estudo revelou que o Comitê reúne entidades e pessoas que representamgrupos sociais diversos e que a aprendizagem acontece pela troca de conhecimentos e deexperiências proporcionada pela participação e pelas interações significativas entre osenvolvidos durante as reuniões e nos grupos de trabalho. Foi possível perceber também que ogrupo prioriza tanto os interesses das entidades representadas quanto os interesses coletivos eque o Comitê tem clareza de visão de futuro assim como parece desenvolver tanto aaprendizagem de ciclo simples quanto a de ciclo duplo.
Abrir PDF