Informações sobre Responsabilidade Social Corporativa: Quem Está Falando?
Informações
Código: APS1610
Divisão: APS - Administração Pública e Gestão Social
Tema de Interesse: APS-C - Gestão Social e Ambiental
Autores
Daniela Abrantes Ferreira, Verônica Feder Mayer
Resumo
Esta pesquisa investiga se a fonte da informação sobre a responsabilidade social corporativa(RSC) tem efeito sobre a disposição das pessoas em pagar mais pelo produto de uma empresa.A revisão da literatura sugere que a forma como a informação sobre RSC chega às pessoaspode influenciar sua confiança em relação à empresa ser de fato socialmente responsável, eque essa confiança interfere no efeito da RSC sobre suas decisões de compra. Além disso,sugere que o consumidor percebe uma maior credibilidade quando as informações sobre RSCsão fornecidas por uma terceira parte, e não pela própria empresa. Neste sentido, o presenteestudo compara o efeito de três fontes de informação sobre RSC – um amigo, um jornal degrande circulação e uma propaganda da empresa – no nível de preço que o consumidor estariadisposto a pagar por um produto. Foi utilizada a metodologia experimental, com aplicação dequatro cenários de pesquisa (incluindo um de controle), procedendo-se uma análise estatísticados resultados. Os resultados indicam que os consumidores estão dispostos a pagar mais peloproduto de uma empresa socialmente responsável quando recebem essa informação de umamigo ou de um jornal de grande circulação, mas não quando a fonte da informação é umapropaganda da própria empresa.
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