Cooperação e Aprendizagem Organizacional em Organizações Sociais estruturadas em Redes de Cooperação: o caso da Rede Integração Social
Informações
Código: APS1206
Divisão: APS - Administração Pública e Gestão Social
Tema de Interesse: APS-C - Gestão Social e Ambiental
Autores
Enise Barth Teixeira, Marlise Costa Beber, Denize Grzybovski
Resumo
O objetivo do artigo é identificar e compreender as aprendizagens decorrentes do processo deformação de redes de cooperação entre organizações sociais. Organizações em redeapresentam tendências à auto-gestão e à inovação, mas enfrentam dificuldades paraconsolidarem-se como organizações aprendizes. A temática é relevante pelo afastamento doEstado de funções que antes eram de sua competência, fato que requer das organizaçõessociais capacidade de sobrevivência em ambientes complexos. Organizações em redeprivilegiam a interação e atuação conjunta dos agentes e vêm se consolidando como formatoorganizacional com potencial para promoção de aprendizagem organizacional, pois é capaz demobilizar e proteger o conhecimento tácito, fator determinante de desenvolvimento deterritórios. A análise qualitativa do processo de formação da Rede de Integração Social,constituída em Ijuí, (RS) em 2005, revela a ocorrência de aprendizagens individual, coletiva eorganizacional de forma sistemática e contínua. No nível organizacional, a aprendizagemocorreu pela contingência absolutamente exclusiva da rede, que é caracterizada pelaoportunidade ao debate entre os membros. Confirma-se que as aprendizagens iniciaram nonível individual e foram compartilhadas no grupo até tornar-se um processo rotineiro na rede.
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