Código de Ética: Um Instrumento que Adiciona Valor Estudo Comparado em Três Instituições Bancárias
Informações
Código: APS1166
Divisão: APS - Administração Pública e Gestão Social
Tema de Interesse: APS-C - Gestão Social e Ambiental
Autores
Helena Maria Gomes Queiroz, Andrea Ribeiro Dias, Tarles Lemos do Prado
Resumo
Trata este trabalho de apresentar um estudo comparado em três instituições bancárias, com oobjetivo de avaliar se essas instituições possuem Código de Ética e se esses Códigos estão deacordo com os critérios adotados por Rob Van Tulder e Ans Kolk, citados por Arruda (2002).O capítulo do referencial teórico divide-se em duas partes. A primeira aborda a perspectivahistórica da ética empresarial, como ela vem ganhando força de décadas em décadas,considerando as mudanças ocorridas nas relações de consumo e nas relações entre asorganizações e seus stakeholders. A segunda parte mostra o modelo proposto de Código deÉtica, por Cecília Arruda, bem como abordagem sobre Código de Ética, sua importância,utilidade e necessidade na formalização dos compromissos éticos das organizações e nacomunicação dos valores e práticas empresariais para os diversos públicos com os quais serelacionam. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa. O instrumento de pesquisautilizado foi a análise documental. Conclui-se que, o Código de Ética, além de necessário, sebem elaborado a partir da incorporação das premissas identificadas neste estudo, pode tornarseum importante instrumento que adiciona valor e sucesso às organizações.
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