EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Os Antecedentes Culturais da Adoção de Práticas de Cidadania Corporativa: Apreciações Empíricas no Setor Varejista


Informações

Código: APS1126
Divisão: APS - Administração Pública e Gestão Social
Tema de Interesse: APS-C - Gestão Social e Ambiental

Autores

Marcelo de Rezende Pinto, Danielle Ramos de Miranda Pereira, Michele Cristina Duarte da Silva

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados originados de pesquisa empírica realizada comdirigentes de 172 empresas do setor varejista de Belo Horizonte com o objetivo de investigarem que medida três dimensões da cultura organizacional sugeridas pelos autores Maignan eFerrell (2001a) – orientação para o mercado, orientação humanística e orientação competitiva- podem ser consideradas como antecedentes de práticas de cidadania corporativa. Utilizandoseo modelo de Archie Carroll para a performance social corporativa em suas quatrodimensões (econômica, legal, ética e filantrópica), os resultados confirmaram que há umarelação significativa e positiva entre a adoção tanto de práticas de orientação para o mercadoquanto de orientação humanística e as quatro dimensões da cidadania corporativa. Já notocante à orientação competitiva, constatou-se que a adoção de práticas advindas de umaorientação competitiva das empresas não funciona como inibidores à adoção de açõesconsideradas socialmente responsáveis.

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