EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Verde Que Te Quero Ver? Um Estudo Sobre Responsabilidade Social e Relações de Consumo


Informações

Código: APS287
Divisão: APS - Administração Pública e Gestão Social
Tema de Interesse: APS-C - Gestão Social e Ambiental

Autores

Adriano Leal Bruni, Sérgio Chamadoira Mendonça Silva, Roberto Brazileiro Paixão, Cesar Valentim de Oliveira Carvalho Júnior

Resumo

Este trabalho buscou avaliar as conseqüências da prática ou não de RSC em aspectosespecíficos das relações de consumo, como intenção de compra, valor percebido, justiça depreço e benefício percebido. Adicionalmente, buscou avaliar se os efeitos da prática de RSCseriam potencializados em produtos de consumo hedonista. Elaborou-se experimento com 424consumidores e os resultados obtidos atestaram que a prática de RSC contribuiu para oaumento do beneficio e do valor percebido, além de impactar positivamente no aumento daintenção de compra dos consumidores e da percepção de justiça de preço. A ausência de RSCproduziu um impacto negativo ainda maior, reduzindo significativamente os atributos. Osefeitos foram substancialmente potencializados no produto hedonista. Concluiu-se que aadoção de práticas socialmente responsáveis pode representar uma forte vantagemcompetitiva, além de contribuir diretamente para a melhoria de uma sociedade melhor.

Abrir PDF