Cidadania Corporativa ou Ferramenta de Legitimação? ? Uma Análise da Institucionalização das Práticas de Responsabilidade Social
Informações
Código: APS251
Divisão: APS - Administração Pública e Gestão Social
Tema de Interesse: APS-C - Gestão Social e Ambiental
Autores
Gilmar José dos Santos
Resumo
Este artigo analisa a institucionalização da Responsabilidade Social Corporativa no Brasil.Alguns críticos têm argumentado que os reais objetivos das organizações, ao implementaremprogramas de RSC, são promover a imagem da empresa e legitimar as suas atividades. Aanálise se baseia na Teoria Institucional, principalmente nos conceitos de legitimação eisomorfismo, e também na Teoria dos Stakeholders. Com base no referencial teórico o estudotraça algumas proposições de pesquisa, que são investigadas através entrevistas emprofundidade com informates-chave e análise de conteúdo de sete edições especiais de umarevista de negócios. Os resultados mostram que a RSC se institucionaliza no Brasil emresposta a uma necessidade de adaptação das empresas ao ambiente. De forma recursiva, aimplementação da RSC pelas empresas ajuda a disseminar tal prática. O estudo mostra aindaque as empresas elegem temas e populações beneficiadas que sejam convergentes com suasatividades, tenham grande visibilidade na mídia ou que gozem de simpatia por parte dasociedade. Por outro lado, algumas áreas em que a atuação do Estado é deficiente, comopopulação carcerária, são negligenciadas pelas empresas.
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