Gestão de Pessoas por Competências em Empresa Pública: análise de repercussões nove anos pós- implantação
Informações
Código: APS3029
Divisão: APS - Administração Pública e Gestão Social
Tema de Interesse: APS-B - Gestão e Políticas Públicas
Autores
Luciano Munck, Mariana Musetti Munck
Resumo
Almeja-se, no presente artigo, analisar as repercussões de um modelo de gestão decompetências implantado há dez anos em uma empresa de telecomunicações que segue alegislação de empresa pública. O relato ganha relevância por ser a primeira empresa a utilizaro modelo proposto por Dutra (1999; 2004). O estudo limitou-se à avaliação dos seguintesaspectos, tomados como marcos norteadores: objetivos versus resultados; eficácia do processode implantação; sistematização e operacionalização do modelo; contribuições do modelo paraa empresa; e, por fim, atual situação do modelo. A estratégia de pesquisa foi o estudo de casodescritivo, no qual as informações consolidaram-se a partir da triangulação de dados advindosde documentos, relatórios e entrevistas em profundidade. Estas, realizadas com vinte e novepessoas identificadas como fontes essenciais para a pesquisa. Dentre elas, o consultor doprojeto, funcionários, gerentes, diretores e o presidente da empresa. Os resultadosdemonstraram que o modelo apresenta problemas operacionais, de compreensão de conceitos,de estruturação, de gestão e de descumprimento de premissas.
Abrir PDF