Os Professores Públicos São Mal Remunerados nas Escolas Brasileiras? Uma Análise da Atratividade da Carreira do Magistério Sob o Aspecto da Remuneração
Informações
Código: APS2701
Divisão: APS - Administração Pública e Gestão Social
Tema de Interesse: APS-B - Gestão e Políticas Públicas
Autores
Gabriela Miranda Moriconi, Nelson Marconi
Resumo
Existe uma percepção generalizada de que os professores públicos brasileiros são malremunerados. Dadas a relevância dos professores para o processo de ensino e a importância daremuneração como um atrativo para que jovens com potencial para se tornar professoresoptem pela carreira do magistério, o objetivo deste trabalho é avaliar a atratividade dossalários que os professores recebem nas escolas públicas de ensino básico brasileiras. Paratanto, foi utilizada a decomposição de Oaxaca (1973) aplicada aos dados da PNAD (PesquisaNacional por Amostra de Domicílios) para o período de 1995 a 2006 para calcular osdiferenciais entre o salário desses professores públicos e os rendimentos que eles receberiamse estivessem em um dos seguintes grupos de comparação: demais ocupações do setorpúblico, professores do setor privado e demais ocupações do setor privado. Obtivemosevidências de que os professores com formação de nível médio possuem remuneraçõesatrativas frente às demais ocupações, enquanto aqueles com formação de nível superior –justamente os que se quer atrair – encontram salários bem mais atrativos em ocupaçõesalternativas.
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