Cultura e Desenvolvimento: um estudo do programa Bairro-Escola da cidade de Nova Iguaçu
Informações
Código: APS1808
Divisão: APS - Administração Pública e Gestão Social
Tema de Interesse: APS-B - Gestão e Políticas Públicas
Autores
Marcelo Milano Falcão Vieira, Glauco da Costa Knopp
Resumo
A relação entre cultura e desenvolvimento tem sido destaque nos debates contemporâneos. Nocampo prático essa articulação tem sido feita, muitas vezes, por meio de políticas pautadasnuma visão meramente economicista. Entendemos, entretanto, que a cultura exerce um papelimportante para o desenvolvimento que não se restringe à dimensão econômica e quedesenvolvimento não é o mesmo que crescimento econômico. No Brasil, alguns governoslocais vêm assumindo o seu papel de protagonista do desenvolvimento, por meio daelaboração de políticas públicas que têm como referência as especificidades socioeconômicase culturais do território. Na cidade de Nova Iguaçu-RJ vem sendo desenvolvida uma políticapública denominada Bairro-Escola, que tem a cultura como uma de suas vertentes. Nessetrabalho analisamos de que maneira o Bairro-Escola, pela vertente cultural, contribui para odesenvolvimento em Nova Iguaçu. Foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo, tendosido os dados analisados de forma interpretativa, com base no referencial teórico utilizado. Osresultados apontam que o Bairro-Escola, pelas vias da cultura, contribui para odesenvolvimento em Nova Iguaçu ao gerar emprego e renda, promover inclusão socioculturalde jovens e crianças, formação humana, criação de equipamentos culturais, entre outras ações.
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