Escola, Violência e Estratégias de Enfrentamento: o Projeto Escola Viva Comunidade Ativa em Belo Horizonte
Informações
Código: APS1639
Divisão: APS - Administração Pública e Gestão Social
Tema de Interesse: APS-B - Gestão e Políticas Públicas
Autores
Vera Lígia Costa Westin, Marly Canassa, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira Leite, Vanda Catarina Duarte
Resumo
Este artigo tem por objetivos discutir a questão da violência nas escolas e de estratégias de seuenfrentamento, especificamente, o Projeto Escola Viva Comunidade Ativa implementado nasescolas da rede estadual de ensino do município de Belo Horizonte. O trabalho tem por base apesquisa feita em escolas que implementaram o Projeto, por meio de estudos de caso emquatro escolas selecionadas, em que foram combinadas técnicas quantitativas e qualitativas.Os dados, analisados à luz da literatura recente sobre a questão, mostraram que a violência fazparte do cotidiano das escolas, atravessa as questões pedagógicas e coloca desafios para agestão escolar num quadro de democratização do acesso ao ensino fundamental e médio.Identificou-se que o Projeto Escola Viva Comunidade Ativa é reconhecido nas escolaspesquisadas pelos recursos que tem proporcionado para renovação física e de equipamentospedagógicos, embora ainda não tenha apresentado respostas eficazes e abrangentes aosdesafios colocados e aos objetivos que se propõe.
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