Gestão de Cidades: A Participação na Construção de Políticas Públicas e o Processo de Aprendizagem Individual e Coletiva
Informações
Código: APS1636
Divisão: APS - Administração Pública e Gestão Social
Tema de Interesse: APS-B - Gestão e Políticas Públicas
Autores
Silvia Gattai, Luiz Roberto Alves
Resumo
O artigo busca analisar a relação entre a participação da sociedade civil na construção depolíticas públicas em pequenas cidades brasileiras e o processo de aprendizagem individual ecoletiva oriundos dessa participação. Do mesmo modo, demonstra o processo de construçãodo Plano Diretor de Joanópolis, pequena estância termal paulista, tendo como objetivoaprofundar o campo de estudos sobre o processo de formação de uma consciência de cidadaniaque possibilite o exercício pleno do poder civil na gestão da cidade. A escolha desse municípioreside na oportunidade que a Cátedra de Cidades da Universidade Metodista de São Paulo tevede assessorar o município de Joanópolis no desenvolvimento do seu Plano DiretorParticipativo, com o patrocínio do CNPq e do Ministério das Cidades. O projeto da Cátedra foiescolhido em concurso público nacional. No interior dessa pesquisa, encontra-se um processode educatividade social que exige dos pesquisadores o estudo de conjuntos de atores depequenas cidades brasileiras (representativas de milhares de outras) como fenômeno e valorpara a melhor compreensão dos modos de intercâmbio de sentidos educativo-culturais e dosprocessos de inserção das comunidades em geografias ampliadas. Trabalho urgente dasciências sociais aplicadas.
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