Análise da Implementação de Políticas Públicas Educacionais na Bahia: as Relações Entre a Certificação Ocupacional de Dirigentes e o Planejamento Estratégico das Escolas
Informações
Código: APS711
Divisão: APS - Administração Pública e Gestão Social
Tema de Interesse: APS-B - Gestão e Políticas Públicas
Autores
Janssen Edelweiss Nunes Fernandes Teixeira
Resumo
Anos depois da concepção da expressão análise de políticas públicas, finalmente essetema começa a assumir uma posição de destaque tanto no meio acadêmico quanto entre osatores envolvidos com a formulação, implementação e avaliação das ações governamentais.As dificuldades fiscais enfrentadas recentemente pelos países em desenvolvimento estão entreas principais causas do aumento de interesse pela análise das políticas públicas. Os estudosacadêmicos podem contribuir para promover reflexões sobre a ação governamental. Oobjetivo deste artigo é analisar as relações entre a implementação de duas políticas públicaseducacionais deflagradas pelo Governo da Bahia na virada para o século XXI: a certificaçãoocupacional de dirigentes escolares e o planejamento estratégico das unidades de ensino. Asanálises estatísticas deste artigo, que focam a dimensão do grau de independência das escolasna implementação dos seus instrumentos de planejamento estratégico, revelam de que forma acertificação ocupacional dos dirigentes pode estar contribuindo para o fortalecimento dacapacidade local de planejamento, assim como mostram que não é o domínio de uma ou deoutra competência isoladamente que faz a diferença no âmbito da referida dimensão, mas simo domínio delas em conjunto no contexto da certificação.
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