EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Projetos Sociais como Medida de Combate à Violência nas Escolas: Um Desafio Para o Setor Educacional Brasileiro


Informações

Código: APS160
Divisão: APS - Administração Pública e Gestão Social
Tema de Interesse: APS-B - Gestão e Políticas Públicas

Autores

Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira Leite

Resumo

Esse artigo procura investigar o fenômeno da violência, em suas diversas manifestações, emescolas situadas em contextos de alta vulnerabilidade e discutir a eficiência de projetos sociaisimplementados nessas unidades visando ao combate às manifestações do fenômeno, a partir daanálise do Projeto Escola Viva, Comunidade Ativa, elaborado pela Secretaria de Estado daEducação de Minas Gerais – SEE/MG para as escolas da rede pública de ensino. A técnica deestudo de caso foi escolhida para o desenvolvimento da pesquisa realizada na Escola “D”, umadas 81 escolas de Belo Horizonte que participam do projeto, e se valeu de levantamento de dadosquantitativos e qualitativos, com a utilização de survey, entrevistas, questionários e observaçõesin loco. As informações coletadas indicam que atos de violência como agressões físicas e verbais,brigas, uso e tráfico de drogas, presença de armas, furtos e roubos são comuns no cotidiano daescola. A análise dos dados mostrou que, embora reconhecido pelos benefícios trazidos para aescola, como a obtenção de verba para investimentos em equipamentos pedagógicos, o projeto,cujo objetivo é o de combater a violência nas escolas, não se constituiu em instrumento demudanças significativas no ambiente escolar. É provável que o sucesso do projeto, naquelaunidade, dependa de maior compromisso e envolvimento dos gestores e dos professores,tomando-o como “um projeto da escola” e não apenas da SEE/MG.

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