Análise das Deficiências e Possibilidades de Melhorias na Gestão Pública Social: uma Experiência na Secretaria Municipal de Assistência Social de Viçosa - MG
Informações
Código: APS2224
Divisão: APS - Administração Pública e Gestão Social
Tema de Interesse: APS-A - Estado, Administração Pública e Sociedade Civil
Autores
Thamiris Rodrigues Ferreira, Luciana de Oliveira Miranda Gomes, Felipe Barbosa Zani, Ana Claudia Pedrosa de Oliveira
Resumo
O enfraquecimento do poder Estatal e a escassez de recursos públicos a partir demeados da década de 1970 levaram diversos países à reforma da administração pública,resultando na ascensão do modelo gerencial implantado no setor público, o qual foiinspirado no modelo gerencial do setor privado, porém adquiriu características e valoresespecíficos. A reforma da gestão pública brasileira teve início em 1995 e visou umaadministração pública gerencial forte, flexível, ágil, descentralizada e eficiente. Assim,surge o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com o intuito de organizar asPolíticas Públicas Sociais. O presente estudo tem como objeto de pesquisa a SecretariaMunicipal de Assistência Social de Viçosa, Minas Gerais. Buscou-se levantar a situaçãoda mesma e investigar as possibilidades de melhorias de sua gestão para melhoraplicabilidade das propostas do SUAS. As deficiências encontradas na referida secretariageram uma série de conseqüências no atendimento ao cidadão, fato que justifica aimportância de reestruturação de sua gestão.
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