EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Analisando a Atividade de Consultoria Interna em Órgãos Públicos: o Impacto no Desenvolvimento do Servidor e os Benefícios para o Setor Público


Informações

Código: APS2157
Divisão: APS - Administração Pública e Gestão Social
Tema de Interesse: APS-A - Estado, Administração Pública e Sociedade Civil

Autores

Ana Lúcia Neves de Moura

Resumo

A consultoria interna surgiu a partir da necessidade das organizações de se manterempermanentemente otimizando os seus processos e vem se destacando pelo seu papelfundamental nos processos de mudança organizacional. O setor público tem favorecido odesenvolvimento desse modelo em função do movimento iniciado nos anos 80 de mudança nasua forma de gestão. O artigo apresenta os resultados de um estudo sobre a experiência doGoverno do Estado de Pernambuco com o modelo de consultoria interna. A pesquisa utilizoumétodos quantitativos e qualitativos, com o objetivo de compreender melhor o impacto domodelo de consultoria interna no desenvolvimento do servidor envolvido nessa atividade e osbenefícios que traz para o setor público. Os resultados mostram que a atividade de consultoriainterna, além de criar para o servidor oportunidades de desenvolvimento de novascompetências, parece ampliar o seu campo de atuação, levando-o a assumir novos desafiosprofissionais. A consultoria interna contribui também para a valorização dos servidores,qualificando-os para atuarem como uma equipe de alto nível, capaz de elaborar respostas esoluções mais rápidas e adequadas ao setor público, e preparada para assumir cargosgerenciais, e atuar na formulação e implementação de políticas públicas de forma mais eficaz.

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