Aprendizagem de Integrantes de Organizações Não Governamentais na Relação com Consultores Organizacionais
Informações
Código: APS1571
Divisão: APS - Administração Pública e Gestão Social
Tema de Interesse: APS-A - Estado, Administração Pública e Sociedade Civil
Autores
Fernanda Bruto da Costa Correia, Marcos Gilson Gomes Feitosa, Naldeir dos Santos Vieira
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar como ocorre a aprendizagem dos integrantes deorganizações não governamentais na relação com consultores organizacionais, identificando,ainda, aspectos que facilitam ou dificultam essa aprendizagem. Para isso, foram pesquisados,por meio de entrevistas semi-estruturadas, numa perspectiva qualitativa, nove integrantes detrês ONGs com sede em Recife/PE. Pôde-se concluir que a aprendizagem dos membros dasONGs é construída na relação consultor-cliente, a partir da reflexão das experiênciasvivenciadas, além de outras fontes de aprendizagem que surgiram como conseqüência darelação com o consultor. Para que a aprendizagem ocorra de forma ampla é importante que oconsultor adote uma postura de abertura e transparência, seja flexível, sistemático einvestigativo durante a consultoria e propicie uma maior participação dos membros dasorganizações. Como aspectos que dificultam a aprendizagem, destacam-se as consultoriasmuito pontuais e aquelas que não permitem muito tempo entre consultor e cliente.
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