Portais de Serviços Públicos e de Informação ao Cidadão: uma Descrição do Perfil do Visitante
Informações
Código: ADI2608
Divisão: ADI - Administração da Informação
Tema de Interesse: ADI-C - Impactos Socioculturais dos Sistemas de Informação
Autores
Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha, José Roberto Frega, Iomara Scandelari Lemos
Resumo
Na Sociedade da Informação, o cidadão deve ter acesso às ferramentas computacionais e detelecomunicações, associado a conhecimento de utilização, que lhe permita receber, produzire transmitir informação e usufruir de serviços eletrônicos. Desde a década de 90, os governosbrasileiros investem na construção de portais de prestação de serviços mas, ainda, permanecedesconhecido quem é o usuário de serviços públicos eletrônicos. Esta pesquisa levantou operfil desses usuários. A partir de 70 sites governamentais, em todo o Brasil, conseguiu-seuma amostra de 4402 formulários válidos. Os resultados do trabalho mostram que, se não sepode afirmar que os serviços públicos eletrônicos são excludentes, pode-se certamente dizerque a amostra de pessoas que responderam o questionário não é semelhante à populaçãobrasileira. Os serviços estão disponíveis para um grupo limitado de usuários. Todavia,algumas segmentações demonstram que há elevada disposição a usar esses serviços; que aspessoas os usam no serviço, na casa de parentes e amigos, em centros de acesso gratuito oumesmo pagos. Também, que o perfil das pessoas atraídas pela prestação de serviçoseletrônicos governamentais é diferente daquele das pessoas atraídas pela Internet, em geral.
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