Gestão da Criação de Conhecimento na Indústria Criativa de Software
Informações
Código: ADI1158
Divisão: ADI - Administração da Informação
Tema de Interesse: ADI-B - Gestão da Informação e do Conhecimento
Autores
Marcos Antonio Gaspar, Denis Donaire, Maria Conceição Melo Silva, Carolina de Fátima Marques Maia, Eduardo Vilas Boas
Resumo
A capacidade de inovação é essencial à sobrevivência de empresas criativas de software.Assim, a criação e disseminação do conhecimento encontram cada vez mais espaço noplanejamento e na estratégia de gestão dessas organizações. Este estudo, de naturezaexploratória, efetuou entrevistas semi-estruturadas com profissionais gestores e técnicos daindústria criativa de software, tendo por objetivo analisar as técnicas e métodos presentes noprocesso de geração e disseminação do conhecimento, bem como as ferramentas detecnologia da informação voltadas a essa finalidade. Os principais resultados mostram que háuma preocupação constante nessas organizações com a geração do conhecimento. As técnicase métodos mais largamente empregados na criação e disseminação de conhecimento foram:brainstorming, reuniões presenciais, reuniões virtuais, treinamentos oficiais presenciais,treinamentos informais, cursos em universidades, compartilhamento de experiências,discussões e aplicativo de gestão de projetos de desenvolvimento de software. Já em relaçãoàs ferramentas utilizadas, somam-se: internet, intranet, aplicativos específicos, redes internas,repositórios de dados, diretórios específicos no banco de dados e sistemas de telefoniabaseados na internet.
Abrir PDF