EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Contribuição da Gestão de Conhecimento para a Aprendizagem Organizacional sob uma Abordagem Institucional: Apontamentos de um Estudo de Caso em uma Indústria


Informações

Código: ADI993
Divisão: ADI - Administração da Informação
Tema de Interesse: ADI-B - Gestão da Informação e do Conhecimento

Autores

Samir Adamoglu de Oliveira, Sandra Leandro Pereira

Resumo

A gestão de conhecimento (GC) é percebida, por vezes, na literatura, como mais umaferramenta necessária para a diferenciação em relação à concorrência e sobrevivênciasustentável das organizações. Essa apreciação acerca do tema extirpa o contexto de valores ecrenças organizacionais que compõem os arquétipos das organizações, por meio dos quais opapel da GC para com a aprendizagem organizacional se faz inteligível. Partindo desse eixo, opropósito deste trabalho é destacar aspectos ligados à GC capazes de auxiliar no processo deaprendizagem organizacional, sob uma abordagem institucional para a dinâmica entre essesdois temas. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso único desenvolvido em formade censo junto aos colaboradores envolvidos nas atividades de produção e operações de umaorganização industrial. Para análise e tratamento dos dados fez-se uso da análise de conteúdodas entrevistas, notas provenientes da observação in loco, e pacote estatístico (SPSS).Constatou-se que, a partir do instante em que a GC se institucionalize enquanto práticaorganizacional, é que esta poderia auxiliar no processo de aprendizagem organizacional,fundamentando-o operacionalmente, e fazendo-se crucial que tal prática esteja alinhada com oarquétipo que sustente a aprendizagem organizacional na empresa analisada.

Abrir PDF