Cultura e Aprendizagem Organizacional: Implantação do E-commerce na Empresa Alfa
Informações
Código: ADI926
Divisão: ADI - Administração da Informação
Tema de Interesse: ADI-B - Gestão da Informação e do Conhecimento
Autores
Lilian Aligleri, Rafael Pinto Vieira, Vera Lucia Marques
Resumo
A necessidade de dedicar-se à criação do novo faz do aprendizado organizacional um fatorestratégico de resposta das companhias para manterem-se competitivas. Neste sentido, éimportante que se compreendam os agentes que podem facilitar ou dificultar a aprendizagem.Assim, este artigo objetiva, a partir de um estudo de caso realizado junto a empresa Alfa,analisar como a alteração de características de cultura organizacional foi importante para aaprendizagem organizacional na implantação do e-commerce. Para tanto foi utilizado omodelo de cultura inibidora e facilitadora de aprendizagem apresentado por Schein (1994).Adotou-se o método do estudo de caso tendo como abordagem metodológica à perspectivadescritivo-qualitativa. O estudo foi realizado junto a uma empresa multinacional do setorquímico. O caso permitiu observar que diferentes grupos pertencentes a organização reagem eaprendem coisas diferentes, por serem consoantes as culturas em que estão inseridos.
Abrir PDF