EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


DEFINIÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DO PERFIL DO CONSUMIDOR COM A UTILIZAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS


Informações

Código: ADI479
Divisão: ADI - Administração da Informação
Tema de Interesse: ADI-B - Gestão da Informação e do Conhecimento

Autores

Angelo Maia Cister, Lucy Domingues Shehata

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido dentro de uma empresa fornecedora de energiaelétrica que possui, atualmente, grande interesse em modificar sua estratégia derelacionamento de seus clientes. Embora os clientes não tenham a opção de troca deempresa (churn), a empresa fornecedora de energia entende que seu relacionamento vaialém do simples fornecimento. Assim sendo, foi contratada a consultoria para delinear etraçar as novas diretrizes do perfil de seus clientes. Para tanto, foi exigência da empresafornecedora de energia que técnicas modernas e avançadas fossem utilizadas naprospecção e perfil de seus clientes. Assim sendo, como estratégia de análise muitosconceitos de data mining foram utilizados e testados tendo-se a escolha natural a partir deuma explicação razoável da modelagem matemática utilizada na comparação com aanálise de cluster convencional. Desta forma a escolha residiu nas técnicas deamostragem bootstrap e a utilização de redes neurais artificiais com a calibragem de seusparâmetros. Conceitos como analise de confusão, análise de sensibilidade, amostragembootstrap, análise multivariada são citadas e explicadas sua utilização no presentetrabalho assim como alguns conceitos de marketing de relacionamentos e CRM.

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