Orientação do Alinhamento Estratégico entre Negócio e Tecnologia de Informação: uma Análise Focada no Processo de Desenvolvimento de Produtos
Informações
Código: ADI797
Divisão: ADI - Administração da Informação
Tema de Interesse: ADI-A - Administração de TI nas Organizações
Autores
Ângela Freitag Brodbeck, Enor Tonolli, Carlos Alberto Costa
Resumo
O alinhamento estratégico (AE) entre processos de negócio e tecnologia de informaçãotem se mostrado uma preocupação constante para os executivos. Freqüentemente novastecnologias são definidas visando promover o reposicionamento dos negócios e odesenvolvimento de novos produtos e serviços, buscando com isto maior flexibilidade erapidez de resposta. Este estudo buscou explorar as relações do processo de desenvolvimentode produto com os elementos promotores e direcionadores de alinhamento estratégico entrenegócio e tecnologia de informação a partir de modelos já existentes na literatura. Duasempresas industriais foram utilizadas para explorar as idéias propostas pelo estudo. Umaanálise contextual-reflexiva contrapondo estes resultados com aqueles previamente obtidos daliteratura mostra que independente das empresas estudadas se encontrarem em segmentossimilares, conforme a estratégia de posicionamento e a orientação do processo dedesenvolvimento de produto adotada, diferentes relações entre o processo de desenvolvimentode produto e os elementos de promoção e direcionamento do AE são possíveis. Comocontribuições encontram-se os elementos de alinhamento identificados e a junção de modelosconceituais, não observada em estudos anteriores, possibilitando pesquisas futuras.
Abrir PDF