EnANPAD 2019

Trabalhos Apresentados


FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO: COMO SÃO FORMADOS OS PROFESSORES DE ADMINISTRAÇÃO


Informações

Código: EPQ112
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 07 - Formação do Professor e do Pesquisador em Administração e Contabilidade.

Autores

Jéssica Cristina Ceni (Centro de Pesq e Pós-Grad em Admin – CEPPAD/UFPR - Universidade Federal do Paraná e EAD/UP - Universidade Positivo) jeh_jcc@hotmail.com
Indira Gandhi (Centro de Pesq e Pós-Grad em Admin – CEPPAD/UFPR - Universidade Federal do Paraná e Centro de Ciências Sociais Aplicadas/Universidade Estadual do Piauí ) indirabs16@gmail.com
Jane Mendes Ferreira Fernandes (PPGADM/UFPR - Universidade Federal do Paraná) janemff@yahoo.com.br
LAYZA KARLA MILIORINI (Mestrado em Educação/PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná) layza.miliorini@gmail.com

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é problematizar a formação docente pelos pós-graduandos em Administração. Trata-se de um estudo comparativo de casos, representado por dois grupos: o primeiro, composto por doutorandos que tiveram disciplina deformação docente no doutorado e o segundo, composto por doutorandos que não cursaram disciplina de formação docente. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, sendo analisados a partir da análise de conteúdo. Emergiram desta pesquisa uma proposição: a formação docente pode desenvolver competências tornando o professor mais confiante em sua prática pedagógica. Como contribuição, destaca-se a necessidade de ações mais efetivas na formação docente em Administração dado que é mais provável que os egressos atuem como professores de graduação em instituições privadas de ensino, as quais apresentam uma tendência de valorizar a atuação em sala de aula em detrimento da pesquisa.

Abrir PDF