EnANPAD 2018

Artigos Apresentados


ENADE: Uma Análise Sobre os Determinantes do Desempenho Acadêmico dos Estudantes de Ciências Contábeis Desde a sua Primeira Edição


Informações

Código: EPQ2869
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 05 - Aprendizagem e Formação Acadêmica

Autores

Vivian Duarte Couto Fernandes (Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis/UFU - Universidade Federal de Uberlândia) vivian@ufu.br
Mônica Aparecida Ferreira (Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis/UFU - Universidade Federal de Uberlândia) monicaapferreira@hotmail.com
GILBERTO JOSÉ MIRANDA (Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis/UFU - Universidade Federal de Uberlândia) gilbertojm@ufu.br
Janser Moura Pereira (Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis/UFU - Universidade Federal de Uberlândia) janser@ufu.br

Resumo

A qualidade dos cursos de graduação do Brasil tem sido mensurada pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), criada pela Lei n. 10.861 de 14 de abril de 2004, que a cada triênio revela a situação dos cursos, das instituições e dos estudantes no país. Nesse sistema de avaliação, os estudantes são avaliados mediante a aplicação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. O objetivo geral do trabalho é identificar as variáveis significativas na explicação do desempenho acadêmico dos estudantes de Ciências Contábeis, alcançado no Enade desde a sua primeira edição, em 2006. Por meio de análise estatística, usando o software livre R, fez-se uma análise descritiva das variáveis investigadas e, posteriormente, desenvolveu-se um Modelo Hierárquico Linear, seguindo os passos de Laros e Marciano (2008). Observou-se que ao nível do aluno, gênero, estado civil, renda, quantidade de livros lidos no ano, quantidade de horas de estudo extraclasse, participação em atividades de pesquisa e extensão, foram as variáveis significativas para explicar o desempenho discente, em todos os anos analisados. Ao nível da instituição, o tipo da categoria administrativa, organização acadêmica, infraestrutura do curso e organização didático-pedagógica, foram variáveis significativas em todos os anos analisados.

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