Anúncios de Moda Plus Size no Varejo Brasileiro: Como o Consumidor Gordo Avalia?
Informações
Código: EMA456
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 09 - Gestão de Produtos, Marcas, Comunicação e Preço
Autores
Joao Henriques de Sousa Junior (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) sousajunioreu@hotmail.com
Francisco Vicente Sales Melo (Prog de Pós-Grad em Admin/Dep de Ciênc Administrativas/Cent de Ciênc Soc Aplic – PROPAD/DCA/CCSA/UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) vicsmelo@gmail.com
Resumo
O conhecimento sobre o processo de comunicação do varejo de moda plus size ainda é incipiente. Logo, não se sabe qual tipo de anúncio pode gerar avaliação mais positiva por parte do consumidor gordo. Com isso, este artigo verificou como os consumidores gordos avaliam os anúncios publicitários desenvolvidos pelo varejo de moda plus size. Realizou-se uma survey online em que 152 respondentes de 22 Estados brasileiros avaliaram anúncios de moda plus size em 3 formatos distintos. Verificou-se que quanto mais alinhado aos padrões de mercado de moda, geralmente adotados por algumas lojas de departamento e outras varejistas especialistas neste segmento, maior será o comportamento de aproximação e, possivelmente, maior a intenção de compra por parte dos consumidores gordos. Ou seja, o consumidor gordo tende a se aproximar de anúncios mais descontraídos, compostos por peças mais arrojadas e pessoas com físico gordo, que possam passar mais originalidade, produção ousada e modernidade.
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