EMA 2018

Trabalhos Apresentados


DO SANGUE À VIDA: ANÁLISE DOS ASPECTOS COMPORTAMENTAIS DE DOADORES NA PERSPECTIVA DE MARKETING SOCIAL


Informações

Código: EMA453
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 07 - Marketing e Sociedade

Autores

Deisi Goulart Schmitt (PPGA CARIRI/Universidade Federal do Cariri) deisi.schmitt@gmail.com
Adriana de Fatima Valente Bastos (Mestr e Dout em Admin de Empresas /FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas/Esc de Admin de Empresas de São Paulo) adrivbastos@gmail.com
Diego de Sousa Guerra (Universidade Federal do Cariri) diegoguerra@gmail.com

Resumo

Este estudo apresenta o marketing social e sua influencia nos diferentes aspectos da mudança comportamental na saúde pública, direcionando seu foco para a doação de sangue. Desse modo, teve como objetivo analisar quais os fatores influenciam os indivíduos a doarem sangue. A amostra do estudo foi formada por 203 indivíduos, sendo aplicado questionários com base nas escalas referentes aos construtos relacionados a predisposição a doação de sangue; informação; altruísmo; responsabilidade social; medo e por fim conduta dos amigos e familiares. Os resultados sugerem que as variáveis responsabilidade social e conduta dos amigos e familiares são responsáveis pela explicação de 37,8% da variação total da pré-disposição a doar sangue. Desta forma, investimentos em campanhas que explorem a conscientização de doadores a partir dos seus pares, especialmente familiares e amigos próximos, devem propiciar resultados mais efetivos que as demais relações testadas.

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