Determinantes para o Consumo Colaborativo de Mobilidade Urbana
Informações
Código: EMA452
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 07 - Marketing e Sociedade
Autores
JOSE EDUARDO CANDIDO RIBEIRO (FHO Uniararas - Fundação Hermíno Ometto) jose jec.ribeiro@gmail.com
Sidnei de Caria Junior (UNICAMP - Universidade de Campinas) sidneidecaria@gmail.com
Lucas Silvestre de Carvalho (UNICAMP - Universidade de Campinas) lsc1349@yahoo.com.br
Bruno Garcia de Oliveira (Prog de Pós-Grad em Admin de Organizações - PPGAO/FEA-RP/USP - Facul de Economia, Admin e Contab de Ribeirão Preto/Univ de São Paulo) brunogarcia@fearp.usp.br
Lara Bartocci Liboni Amui (Prog de Pós-Grad em Admin de Organizações - PPGAO/FEA-RP/USP - Facul de Economia, Admin e Contab de Ribeirão Preto/Univ de São Paulo) laraliboni@fearp.usp.br
Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar determinantes para o consumo colaborativo de serviços de mobilidade urbana. Para isso, foram coletados 244 questionários por meio survey com usuários de uma plataforma digital de carona remunerada. A análise dos dados foi realizada por meio de um modelo de Equações Estruturais com estimação via Partial Least Squares (PLS). Os resultados comprovam a hipótese de que as dimensões econômica, socioambiental e de confiança contribuem positivamente para a intenção de consumo dos usuários estudados. Por sua vez, implicações práticas dos resultados apontam para a importância da confiança entre usuários como forma de catalisar modelos inteligentes de mobilidade urbana.
Abrir PDF