EMA 2018

Trabalhos Apresentados


Consumo e Distinção Social no Campo Cultural da Música: um estudo em Minas Gerais


Informações

Código: EMA450
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 03 - Cultura e Consumo

Autores

Aline Pereira Sales Morel (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFLA - Universidade Federal de Lavras e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Avançado Três Corações) alinepereirasales@gmail.com
Daniel Carvalho de Rezende (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFLA - Universidade Federal de Lavras) rezendedc@gmail.com
Alessandro Silva de Oliveira (Campus CPCS/UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul ) alessandro.si@gmail.com

Resumo

O presente estudo tem por objetivo identificar a relação do consumo cultural de música com o capital cultural e buscar evidências acerca da presença de onívoros culturais. Para tanto, 1.168 pessoas foram consultadas por meio da aplicação de questionários semiestruturados em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Lavras. Os dados foram analisados por meio do teste qui-quadrado, da análise de frequências e da análise multivariada de correspondência múltipla. O capital cultural se revelou como a variável de maior influência sobre o gosto musical por gêneros de status, reforçando os argumentos de Bourdieu (1984) acerca da divisão social do gosto. Em aos onívoros culturais (Peterson, 1992), os resultados não rejeitaram a sua existência, porém, eles apareceram em um número bastante reduzido. Argumenta-se, portanto, que é por meio da homologia que as diferenças de gosto musical, no contexto estudado, ganham maior poder de explicação.

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