O campo de estudos em lógica dominada pelo serviço: uma análise bibliométrica
Informações
Código: EMA445
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 04 - Teoria, Epistemologia e Métodos de Pesquisa em Marketing
Autores
Cintia Loos Pinto (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD/UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) cintialoosp@gmail.com
kelly carvalho vieira (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFLA - Universidade Federal de Lavras) vieiracarvalhokelly@gmail.com
Ricardo Teixeira Veiga (Centro de Pós-Grad e Pesquisas em Admin – CEPEAD/UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ricardo.necc@gmail.com
Resumo
Os estudos sobre lógica dominada pelo serviço pautam-se no fato de que o Marketing era envolvido pela lógica baseada em produto, deixando para segundo plano preocupações com a prestação de serviços envolvida na venda. No sentido de tentar compreender como tem se desenvolvido os estudos sobre essa temática, este trabalho busca responder a seguinte questão: Como se configura o campo de estudos da lógica dominada pelo serviço? Para responder essa questão realizou-se uma análise bibliométrica utilizando os softwares CiteSpace e VosView. Buscou-se visualizar a Frente de Pesquisa e a Base Intelectual deste campo mediante os procedimentos descritos por Chen (2006) em uma amostra de 650 artigos. Os resultados revelam que as publicações sobre a temática deram um salto de crescimento a partir do ano de 2013. No Brasil, essa linha de estudos encontra-se incipiente e este trabalho pode contribuir no sentido de sistematizar estudos, tendências e teorias.
Abrir PDF