UBER: de Carona no Consumo Colaborativo
Informações
Código: EMA417
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 07 - Marketing e Sociedade
Autores
José Lucas Silva Siqueira (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFPB - Universidade Federal da Paraíba) 92lucassilva@gmail.com
Antonio Messias Valdevino (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFPB - Universidade Federal da Paraíba) messiasurca@gmail.com
Lívia Nogueira Pellizzoni (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFPB - Universidade Federal da Paraíba) livianogueira.adm@gmail.com
Thiago Assunção de Moraes (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFPB - Universidade Federal da Paraíba) thgmoraes@gmail.com
Resumo
Este estudo objetiva entender, no modelo de negócio da empresa Uber, como os colaboradores entendem o sentido de consumo colaborativo proposto pela organização. Dado que o modelo de negócio em estudo provocou uma disrupção no comportamento do consumidor, é imprescindível entender a visão do prestador do serviço, no caso o motorista, pois este também é considerado um consumidor pela empresa. Para tanto, foram realizadas entrevistas com motoristas que ofertam o serviço por meio do aplicativo, onde se concluiu que não há uma percepção, pelo menos não para a maioria dos entrevistados, do princípio colaborativo que deu origem ao negócio.
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