EMA 2018

Trabalhos Apresentados


Proposição de um Modelo de Escolha Discreta baseado em Goal Hedônico


Informações

Código: EMA410
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 04 - Teoria, Epistemologia e Métodos de Pesquisa em Marketing

Autores

Rafael Laitano Lionello (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA/UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) rafael.lionello@gmail.com
Luiz Antonio Slongo (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA/UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) laslongo@ea.ufrgs.br
Luis Eduardo Pilli (Business School São Paulo (BSP)/Business School São Paulo (BSP)) luispilli@gmail.com
José Afonso Mazzon (Prog de Pós-Grad em Admin/Faculdade de Economia, Admin e Contab – PPGA/FEA/USP - Universidade de São Paulo) jamazzon@usp.br

Resumo

Recentes desenvolvimentos na literatura de teoria de escolha, em conformidade com o que vem sendo proposto por pesquisadores de psicologia e comportamento do consumidor, têm demonstrado a necessidade de incorporar os goals do consumidor aos modelos econométricos de escolha. Seguindo essa tendência da literatura especializada, os autores propõem um novo framework de escolha baseado em goal hedônico, em que a estratégia de avaliação de alternativas de um conjunto de escolha é baseada nas emoções e expressa em uma regra de decisão que reflete a busca do bem estar emocional. Esse ensaio teórico defende que a probabilidade de uso de uma estratégia de avaliação orientada por emoção cresce em categorias experienciais e apresenta uma alternativa metodológica para testá-lo empiricamente. Por fim, apresentam-se as considerações finais e contribuições teóricas.

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