EMA 2018

Trabalhos Apresentados


Por que se consomem alimentos orgânicos? Uma análise sobre as motivações do consumidor brasileiro


Informações

Código: EMA397
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 01 - Comportamento do Consumidor

Autores

José Eduardo de Melo Barros (Programa de Administração e Desenvolvimento Rural/Universidade Federal Rural de Pernambuco) Jeduardobarros@hotmail.com
Romilson Marques Cabral (Programa de Administração e Desenvolvimento Rural/Universidade Federal Rural de Pernambuco) romilsonmarquescabral10@gmail.com
Tarcísio Regis de Souza Bastos (Prog de Pós-Grad em Admin/Dep de Ciênc Administrativas/Cent de Ciênc Soc Aplic – PROPAD/DCA/CCSA/UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) tarcisioregis1@hotmail.com
Thiago Ianatoni Camargo (Prog de Pós-Grad em Admin/Dep de Ciênc Administrativas/Cent de Ciênc Soc Aplic – PROPAD/DCA/CCSA/UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ianatoni@gmail.com

Resumo

As razões por que brasileiros consomem alimentos orgânicos não estão pacificadas na literatura. Este estudo objetivou analisar as motivações dos consumidores brasileiros. Para tanto, verificou-se quais aspectos são mais relevantes ao optar pelo consumo de alimentos orgânicos e a existência de dimensões motivacionais. Por meio de uma survey online, 412 brasileiros participaram da pesquisa. Utilizou-se técnicas de estatística descritiva e análise fatorial para verificar as dimensões da motivação para o consumo. Os resultados sugerem que a saúde é a razão proeminente na escolha por produtos orgânicos; a admiração por pessoas que consomem, por outro lado, não seria relevante como aspecto motivador. Identificou-se que o processo motivacional do consumidor pondera duas dimensões relacionadas a benefícios individualistas e benefícios coletivistas mais a saúde, motivando-se principalmente pela segunda razão. O estudo revela que, apesar das pessoas almejarem maior qualidade de vida, preocupam também com aspectos relativos à saúde social em uma perspectiva coletivista.

Abrir PDF