A Alimentação da Criança e do Adolescente na Escola na Perspectiva do Bem-Estar Alimentar
Informações
Código: EMA391
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 07 - Marketing e Sociedade
Autores
Rodolfo Rodrigues Rocha (Prog de Pós-Grad em Admin/Faculdade de Economia, Admin e Contab – PPGA/FEA/USP - Universidade de São Paulo) rodolfo.rocha@usp.br
Daniel Faria Chaim (Prog de Pós-Grad em Admin/Faculdade de Economia, Admin e Contab – PPGA/FEA/USP - Universidade de São Paulo) daniel_chaim@usp.br
Andres Rodriguez Veloso (Prog de Pós-Grad em Admin/Faculdade de Economia, Admin e Contab – PPGA/FEA/USP - Universidade de São Paulo) veloso@usp.br
Resumo
A alimentação infantil vem sendo discutida por diferentes áreas de pesquisa acadêmica e também por diversos setores da sociedade. Neste estudo, com o olhar da pesquisa transformativa do consumidor, mais especificamente do bem-estar alimentar, buscamos uma compreensão inicial do contexto da alimentação das crianças e adolescentes na escola, identificando o que elas comem e como têm acesso a esses alimentos. Para isso, aplicamos questionários nos quais as crianças e adolescentes relataram tudo que haviam consumido na escola em um dia específico, além de apontarem o meio pelo qual obtiveram esses alimentos. Após análise qualitativa, com suporte da estatística descritiva, observamos que a qualidade nutricional dos alimentos e bebidas consumidos pelas crianças e adolescentes na escola é precária, independentemente da forma como adquirem o que consomem, contrariando o que é indicado pelo Guia Alimentar para a População Brasileira (Brasil, 2014).
Abrir PDF