EMA 2018

Trabalhos Apresentados


Envolvimento de Consumidores com o Universo Cinematográfico Marvel


Informações

Código: EMA390
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 01 - Comportamento do Consumidor

Autores

Thiago Ianatoni Camargo (Prog de Pós-Grad em Admin/Dep de Ciênc Administrativas/Cent de Ciênc Soc Aplic – PROPAD/DCA/CCSA/UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ianatoni@gmail.com
José Eduardo de Melo Barros (Programa de Administração e Desenvolvimento Rural/UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) Jeduardobarros@hotmail.com
Tarcísio Regis de Souza Bastos (Prog de Pós-Grad em Admin/Dep de Ciênc Administrativas/Cent de Ciênc Soc Aplic – PROPAD/DCA/CCSA/UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) tarcisioregis1@hotmail.com
Francisco Vicente Sales Melo (Prog de Pós-Grad em Admin/Dep de Ciênc Administrativas/Cent de Ciênc Soc Aplic – PROPAD/DCA/CCSA/UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) vicsmelo@gmail.com

Resumo

Com o crescimento da indústria de entretenimento, o conhecimento sobre a relação entre os consumidores e o consumo de experiências pode trazer importante contribuição para a área de marketing. Nesse sentido, o trabalho visa compreender os aspectos que demarcam o nível de envolvimento dos consumidores de entretenimento e quais aspectos caracterizam essa relação. Para isso realizamos uma survey com 328 consumidores da franquia cinematográfica da Marvel (MCU), um dos casos mais emblemáticos no setor. O questionário foi elaborado com base na escala NIP e acrescentado de questões sobre consumo de produtos e práticas relacionadas ao MCU. Os resultados evidenciam que estes consumidores de entretenimento apresentam envolvimento significativo com o universo Marvel, motivados sobretudo por uma face hedônica, além de um meio para a constituição de suas autoimagens.

Abrir PDF