EMA 2018

Trabalhos Apresentados


ANÁLISE DOS FATORES RELEVANTES PARA A REUTILIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE COMPARTILHAMENTO DE ACOMODAÇÃO


Informações

Código: EMA388
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 01 - Comportamento do Consumidor

Autores

José Lucas Silva Siqueira (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFPB - Universidade Federal da Paraíba) 92lucassilva@gmail.com
Jéssica Maria Muniz Côrtes (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFPB - Universidade Federal da Paraíba) jmmcortes8@gmail.com
Renata Francisco Baldanza (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFPB - Universidade Federal da Paraíba) renatabaldanza@gmail.com

Resumo

Apesar das práticas mercadológicas agressivas que vislumbram atrair consumidores, modelos alternativos e até o anticonsumo tem surgido com maior força, sustentados por novas tecnologias. Um desses exemplos são os serviços de consumo colaborativo (SCC). Este estudo objetivou examinar quais as principais variáveis que levam à escolha e utilização de SCC de acomodação e quais desses elementos estão relacionados à predisposição a sua reutilização. O instrumento utilizado para a coleta foi um questionário estruturado onde realizou-se a validação do tipo translação, validade de conteúdo e de face, cujos dados passaram por testes estatísticos. Dentre os construtos relevantes na explicação e pela análise dos coeficientes padronizados, a ‘Economia de custos e Confiança’ é o previsor mais influente na explicação da variação do comportamento da variável ‘Possibilidade de escolher a opção de compartilhamento novamente’, embora tenha encontrado o antecedente ‘economia de custos’ como influência na satisfação dos usurários desses serviços.

Abrir PDF