EMA 2018

Trabalhos Apresentados


Compro ou Compro? Compra Compulsiva e Atitudes em Relação ao Dinheiro


Informações

Código: EMA359
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 01 - Comportamento do Consumidor

Autores

Gabriel Borges Ferreira (Mestr Prof em Admin/Centro de Ciências Sociais Aplicadas/UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná ) gabriel_borges26@hotmail.com
Marco Antonio Sartori (Mestr Prof em Admin/Centro de Ciências Sociais Aplicadas/UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná ) msartoridc@gmail.com
Marcio Nakayama Miura (Mestr Prof em Admin/Centro de Ciências Sociais Aplicadas/UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná ) adm.miura@gmail.com

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o comportamento de compra compulsiva, a atitude das pessoas em relação ao dinheiro e a associação com a Teoria Empty-Self e a Teoria Absorption-Addiction. A coleta de dados foi realizada a partir das escalas The Executive Personal Finance Scale (EPFS), The Money Attitude Scale (MAS) e The Compulsive Buying Scale (CBS). Para análise dos dados foram utilizadas medidas de proporção, estatísticas descritivas, alfa de Cronbach, correlação de Pearson e regressão linear. Os resultados estão alinhados com estudos anteriores, sugerindo que o comportamento de compra compulsiva é motivado por incentivos materialistas, com objetivo de preencher o auto vazio pessoal e sustentar uma posição social elevada.

Abrir PDF