EMA 2018

Trabalhos Apresentados


Evolução do Data Culture em Direção ao Conteúdo Espontâneo de Consumidores no Big Data: Uma Nova Etapa da Orientação para o Mercado


Informações

Código: EMA351
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 10 - Inovação, Tecnologia e Interatividade

Autores

Dirceu Silva Mello Correa Jr. (Mestrado Profissional em Gestão e Negócios (MPGN/UNISINOS)/UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos) dirceupesquisa@gmail.com
Marcelo Jacques Fonseca (Mestrado Profissional em Gestão e Negócios (MPGN/UNISINOS)/UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos) mjfonsec@terra.com.br

Resumo

O Big Data é uma realidade social, com crescente impacto nos negócios. Entretanto, uma pesquisa realizada com executivos americanos de grandes corporações identificou uma baixa capacidade no aproveitamento efetivo dessa oportunidade de inteligência competitiva nas suas empresas (DAVENPORT; BEAN, 2018). Para aprofundar o entendimento desse contexto a partir da perspectiva de Orientação para o Mercado (SOARES, 2016), o presente artigo apresenta análise exploratória sobre a atual capacidade de grandes empresas com atuação nacional em absorver valor do Big Data, focando sua atenção num tipo específico de conteúdo, chamado Dado Não-Estruturado. Como resultado, identifica-se que as empresas estudadas encontram-se em estágio de preparação para o aproveitamento estratégico do Big Data, denominado aqui de Evolução do Data Culture. Esse momento de adaptação é ainda reforçado por uma tendência para o uso de dados mais espontâneos dos consumidores.

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