Hábitos de Consumo de Indivíduos com Depressão: um Estudo Cross-Cultural entre Brasil e Alemanha
Informações
Código: EMA350
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 01 - Comportamento do Consumidor
Autores
Daniela Gomes Alcoforado (Prog de Pós-Grad em Admin/Dep de Ciênc Administrativas/Cent de Ciênc Soc Aplic – PROPAD/DCA/CCSA/UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) alcoforado.daniela@gmail.com
Francisco Vicente Sales Melo (Prog de Pós-Grad em Admin/Dep de Ciênc Administrativas/Cent de Ciênc Soc Aplic – PROPAD/DCA/CCSA/UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) vicsmelo@gmail.com
Resumo
A depressão é um transtorno de humor que afeta milhões de pessoas no mundo. Atualmente, é possível considerar que viver e consumir estão mais complexamente interdependentes que em outro momento da história humana. Contudo, ainda há muito que se explorar sobre como a depressão afeta o consumo e vice-versa. Este estudo analisou a relação entre a depressão e os hábitos de consumo a partir de uma pesquisa cross-cultural com 868 indivíduos do Brasil e 759 da Alemanha. Com abordagem quantitativa e caráter descritivo, a investigação inspirou-se na Transformative Consumer Research (TCR). Os resultados revelaram que há categorias de consumo diretamente relacionadas à depressão, independentemente do país analisado, e os hábitos de consumo das pessoas tendem a mudar por conta da doença. Por fim, este estudo traz à tona uma investigação que discute as implicações da depressão vis a vis ao consumo, almejando, contribuir para o campo do comportamento do consumidor.
Abrir PDF