EMA 2018

Trabalhos Apresentados


Estereótipos Femininos na Propaganda e seus Efeitos sobre os Consumidores: Uma Revisão Sistemática da Literatura


Informações

Código: EMA349
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 01 - Comportamento do Consumidor

Autores

Fernanda Almeida Marcon (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) fernanda@almeidamarcon.com
Ludmila Bandeira Lima Barros (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ludmilablb@gmail.com
Rudimar Antunes da Rocha (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) rrudimar@hotmail.com

Resumo

O presente estudo investigou a produção científica referente à presença de estereótipos da mulher em anúncios comerciais e seus possíveis efeitos sobre os consumidores. Foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática, em bases científicas de relevância nacional e internacional, e em três revistas brasileiras da área de comunicação, com 43 artigos selecionados para análise, publicados entre 1977 e 2016. Percebeu-se que as variáveis mais frequentemente estudadas se referem: as atitudes a papéis femininos na propaganda em geral ou em anúncios específicos; a imagem da empresa anunciante; e a intenção de compra (ou de boicote) de produtos divulgados através de retratos de papéis femininos estereotipados. Constatou-se que ainda não há, na literatura, consenso sobre tais questões, pois os efeitos podem variar conforme a cultura do país estudado e características pessoais dos respondentes (como nível de conservadorismo, idade e gênero); como também uma insuficiência de publicações englobando o contexto brasileiro.

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