Raiva, Desejo de Vingança e Boca a Boca Negativo: Uma Revisão Teórica sob a ótica do Comportamento do Consumidor na Internet
Informações
Código: EMA346
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 01 - Comportamento do Consumidor
Autores
Matheus Frohlich Marquetto (Prog de Pós-Grad em Admin/Centro de Ciências Sociais Humanas – PPGA/CCSH/UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) matheusmarquetto@yahoo.com.br
Marta Olivia Rovedder de Oliveira (Prog de Pós-Grad em Admin/Centro de Ciências Sociais Humanas – PPGA/CCSH/UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) mrovedder@gmail.com
Resumo
Mesmo em um período de crise, o e-commerce brasileiro tem a expectativa de alta no
faturamento de 15% em 2018 segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Com o
crescimento das vendas há a tendência de aumento no número de reclamações por parte dos
consumidores. O boca a boca negativo atraiu considerável interesse dos pesquisadores nos
últimos anos já que a internet transformou a forma como compramos. O sentimento de raiva é
um forte preditor de comportamentos de vingança e leva ao comportamento de boca a boca
negativo. Por isso, para entender melhor esse comportamento faz-se necessário resgatar alguns
conceitos. O presente estudo tem como objetivo fazer uma revisão teórica a respeito do
comportamento de boca a boca negativo na internet, bem como, dos sentimentos de raiva e
desejo de vingança. Por fim, recomenda-se algumas ações que as empresas podem aplicar na
prática para minimizar os danos desse comportamento.
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