EMA 2018

Trabalhos Apresentados


Valores Materiais e Intenção de Compra de Produtos Ecológicos: um estudo com universitários brasileiros


Informações

Código: EMA342
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 07 - Marketing e Sociedade

Autores

Evangelina da Silva Sousa (Prog de Pós-Grad em Admin e Controlad – PPAC/UFC - Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal do Piauí) evangelinasousa@gmail.com
Claudia Buhamra Abreu Romero (Prog de Pós-Grad em Admin e Controlad – PPAC/UFC - Universidade Federal do Ceará) buhamra@ufc.br

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivos: analisar a relação entre atributos de valor material e valores de consumo ecológico; avaliar a influência dos atributos de valor material sobre a intenção de compra de produtos ecológicos e identificar a relação entre valores de consumo ecológico e intenção de compra de estudantes universitários. Para tanto, foi aplicado questionário com 330 discentes dos cursos de Engenharia de uma Instituição Federal de Ensino Superior. A metodologia utilizada é de cunho quantitativo. As técnicas utilizadas para análise dos dados foram análise fatorial e regressão linear múltipla. Os resultados confirmaram que apenas o atributo simplicidade material influenciou de forma positiva e significante os valores de consumo ecológico. O atributo simplicidade material influenciou positiva e significativamente a intenção de compra ecológica, enquanto o atributo self estendido apresentou influência negativa e significante. Os valores ecológicos exerceram influência positiva e significante na intenção de compra de produtos ecológicos.

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