Tecnologias Móveis e Consumo por Adolescentes: um Olhar sobre a Percepção dos Pais e Filhos
Informações
Código: EMA328
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 01 - Comportamento do Consumidor
Autores
Amanna Ferreira Peixoto (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFPB - Universidade Federal da Paraíba e IFPB - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) amannaf@gmail.com
Jailson Santana Carneiro (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFPB - Universidade Federal da Paraíba) jailson192@gmail.com
Renata Francisco Baldanza (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFPB - Universidade Federal da Paraíba) renatabaldanza@gmail.com
Janayna Souto Leal (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFPB - Universidade Federal da Paraíba e UNIPÊ - Centro Universitário de João Pessoa) leal.janayna@gmail.com
Lívia Nogueira Pellizzoni (Prog de Pós-Grad em Admin – PPGA/UFPB - Universidade Federal da Paraíba e UNIPÊ - Centro Universitário de João Pessoa) livianogueira.adm@gmail.com
Resumo
O uso de tecnologias móveis como telefones celulares e tablets maximizam a dinâmica comunicacional em um país geograficamente tão vasto. Os adolescentes, neste contexto, já nasceram inseridos num ambiente de mudanças tecnológicas e os pais, portanto, desempenham um papel fundamental nestes hábitos de consumo, posto que são eles que, de maneira geral, arcam financeiramente com as compras dos filhos. O objetivo deste estudo foi analisar a contribuição das tecnologias móveis no comportamento de consumo de adolescentes sob a ótica dos mesmos e de seus pais. Na coleta de dados utilizou-se entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram adolescentes e seus respectivos pais. A análise dos dados foi feita por meio da análise de discurso. Os resultados demonstram que adolescentes e seus pais percebem que a inserção no meio virtual contribui para a criação de desejos de consumo, embora nem sempre o ato da compra seja efetivado no meio online.
Abrir PDF