EMA 2018

Trabalhos Apresentados


ESTRATÉGIAS DE MARKETING NA CONSTRUÇÃO DO PLACE BRANDING: O CASO DAS VITÍCOLAS E VITIVINÍCOLAS DA REGIÃO DA CAMPANHA GAÚCHA


Informações

Código: EMA319
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 09 - Gestão de Produtos, Marcas, Comunicação e Preço

Autores

Michele Bielinski (Mestr em Admin do Campus Sant’Ana do Livramento - MASL/UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) michelebdas@gmail.com
Alessandra Troian (Mestr em Admin do Campus Sant’Ana do Livramento - MASL/UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) alessandratroian@unipampa.edu.br
Ricardo Ribeiro Alves (Mestr em Admin do Campus Sant’Ana do Livramento - MASL/UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ricardoalves@unipampa.edu.br

Resumo

O place branding melhora a atratividade dos lugares, divulgando peculiaridades, atraindo turistas, investidores, interessados e agregando valor as ofertas oriundas deste espaço. A pesquisa visa analisar de que forma as estratégias de marketing desenvolvidas pelas vitícolas e vitivinícolas da Região da Campanha Gaúcha têm contribuído para constituir o place branding do território. O estudo possui abordagem qualitativa, método de estudo de caso e como instrumento de coleta de dados a entrevista, o levantamento documental e a observação não participante. Foram entrevistados dez representantes vitícolas/vitivinícolas e sete agentes indicados como representativos para o desenvolvimento territorial, mediante questionário aberto elaborado previamente. Como resultados, a Campanha Gaúcha é identificada como marca do território, mas precisa ser fortalecida e as ações de marketing dos empreendimentos pesquisados têm contribuído para o processo. Por fim, os empreendimentos estudados têm atraído visibilidade ao território, criando relações que fortificam as imagens já estabelecidas e relacionando-as com a vitivinicultura.

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