Necessidade de toque na intenção de compras online
Informações
Código: EMA313
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 01 - Comportamento do Consumidor
Autores
flavio santino bizarrias (Prog de Pós-Grad em Admin/Mestr e Dout Acadêmico - PPGA/UNINOVE - Universidade Nove de Julho) flavioxsp@hotmail.com
Jussara da Silva Teixeira Cucato (Prog de Pós-Grad em Admin/Mestr e Dout Acadêmico - PPGA/UNINOVE - Universidade Nove de Julho) jussaracucato@gmail.com
MARLETTE CASSIA OLIVEIRA FERREIRA ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.) marlettecassia@gmail.com
Jussara Goulart da Silva (não vinculado/UFU - Universidade Federal de Uberlândia e Prog de Pós-Grad em Admin/Mestr e Dout Acadêmico - PPGA/UNINOVE - Universidade Nove de Julho) profadmjussara.ufu@gmail.com
Felipe Teixeira Cucato (não vinculado/não vinculado) felipe_cucato@hotmail.com
Resumo
O comportamento do consumidor envolve diversos fatores atitudinais e emocionais resultantes de aspectos psicológicos intrínsecos do indivíduo. Relevante neste processo é a quantidade de informação adquirida no processo decisório. No e-commerce a maneira como o consumidor recebe e processa informações é singular, já que, em ambientes de compra online não há interação pessoal, tão pouco, a possibilidade de contato físico com produtos. Porém, para alguns consumidores o ato de tocar é uma forma importante para obtenção de informações. Esse comportamento não é possível quando se trata de compras online. Este estudo objetivou analisar a atitude à loja em relação à intenção de compra, tendo a necessidade de toque (NFT) como moderadora desta relação. Os dados foram obtidos por meio de uma survey e analisados com a técnica de modelagem de equação estrutural. Os resultados apontam que, para indivíduos com alta NFT, a avaliação da loja reduz a intenção de compra.
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