Mecenato Online: As Motivações do Público Financiador de Conteúdo Independente na Internet.
Informações
Código: EMA312
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 03 - Cultura e Consumo
Autores
Marcelo de Freitas Homrich (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA/UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Curso de Administraçñao/UNICNEC - Centro Universitário Cenecista de Osório) marcelo.homrich@gmail.com
Mellina da Silva Terres (Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde/Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) mellinaterres@gmail.com
Resumo
O objetivo deste artigo é compreender a motivação do público que financia conteúdo online, mesmo que este seja gratuito. Através de um estudo exploratório qualitativo, realizado por meio de 14 entrevistas em profundidade, foi possível compreender melhor o fenômeno do financiamento coletivo recorrente no meio digital. Foi investigado o caso dos podcasts – uma das mídias que mais cresce no mundo – como exemplo de mídia predominantemente online. O envolvimento com a mídia, os benefícios recebidos (de natureza material e social), a gratificação e a lealdade são fatores que tem influência na motivação de um público ativo no consumo de conteúdo
Abrir PDF