EMA 2018

Trabalhos Apresentados


Marketing de Relacionamento e Teoria do Nível de Interpretação e Distância Psicológica: Uma Análise das Convergências e Divergências entre as Teorias


Informações

Código: EMA304
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 06 - Marketing de Serviços, de Relacionamento e de Vendas

Autores

Jaqueline Silva da Rosa (Prog de Pós-Grad em Admin/Área Escola de Gestão e Negócios – PPGAdm/UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Programa de Pós - Graduação em Ciências da Saúde /UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - UFRR) ja.q.s@hotmail.com
LILIAN LAURENCIA LEITE (Prog de Pós-Grad em Admin/Área Escola de Gestão e Negócios – PPGAdm/UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Faculdade Araguaia – Goiania- Goías. ) lilian_mkt1@hotmail.com
Georgia Patrícia da Silva Ferko (Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais (PRONAT)/Universidade Federal de Roraima - UFRR) geoufpe@yahoo.com.br
André Carvalho Lindemam (Programa de pós graduação em Administração - PPGADm/Faculdade Araguaia – Goiania- Goías) psi.andre@hotmail.com
Maria Dorotéia Cascao Arantes (Instituto Paulo Freire de Goiânia) doroteiacascao@hotmail.com
Shirlei Cristiane de Oliveira (Prog de Mestr em Admin e Negócios/Faculdade de Admin, Contab e Economia – PPGAd/FACE/PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Prog de Pós-Grad em Admin/Área Escola de Gestão e Negócios – PPGAdm/UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos) shicoliveira@gmail.com

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as convergências e divergências entre o Marketing de Relacionamento (MR) e a Teoria do Nível de Interpretação e a Distância Psicológica (CLT), tendo como unidade de análise o indivíduo. Nesse sentido, essa análise torna-se relevante ao discutir, do ponto de vista epistemológico, como os consumidores formam suas preferências e tomam decisão à luz da distância psicológica, e sua relação com o Marketing de Relacionamento. Os achados indicam que as convergências mais significativas entre a CLT e o MR são Abstração, Emoção, Interpretação, Previsão, Tomada de Decisão, Valor Psicológico e Social e, por fim, a Subjetividade; já as divergências: Fidelidade, Confiança, Compromisso, Lucratividade, Colaboração, Interação, Criação de Valor Econômico e Manutenção de Consumidores. Indica-se realizar estudos empíricos de forma a testar as proposições indicadas.

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