Atenção aos Tipos: Como a Tipografia Pode Aumentar a Conversão no Meio Digital.
Informações
Código: EMA302
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 01 - Comportamento do Consumidor
Autores
Rafael Dutra (Departamento de Ciências Administrativas/UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) rafael.dtr@gmail.com
Marcelo de Freitas Homrich (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA/UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Curso de Administraçñao/UNICNEC - Centro Universitário Cenecista de Osório) marcelo.homrich@gmail.com
William Carvalho Jardim (Prog de Pós-Grad em Admin/Área Escola de Gestão e Negócios – PPGAdm/UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos) william_carvalho_jardim@hotmail.com
Walter Meucci Nique (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA/UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) walter.nique@ufrgs.br
Resumo
O presente estudo teve como objetivo identificar famílias tipográficas que geram maior taxa de conversão no meio digital. Através do estudo quantitativo causal, realizado em três fases - primeiramente, analisando dados secundários sobre os assuntos expostos, posteriormente, pela aplicação de questionários e, finalizando, pesquisa em ambiente controlado utilizando a ferramenta eye tracking, identificaram-se fatores importantes na tomada de decisão subconsciente ligados à tipografia. Os resultados apontaram que diferentes famílias tipográficas geram diferentes sensações, destacando-se as fontes manuscritas e fantasia. Identificou-se forte influência do peso das letras na atenção. Ademais, surgiram evidências de que gênero e idade influenciam na percepção das famílias tipográficas, produzindo emoções distintas a partir da mesma exposição. Logo, a pesquisa em ambiente controlado com o uso do eye tracking reforçou a aplicabilidade das ferramentas de neuromarketing para criação de campanhas digitais mais assertivas. O estudo contribui como piloto para pesquisas futuras, relacionando tipografia e comportamento do consumidor.
Abrir PDF