EMA 2018

Trabalhos Apresentados


O Gosto que Não Se Discute – Estágios de (Trans)Formação de Gosto entre Connoisseurs e Críticos


Informações

Código: EMA299
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 03 - Cultura e Consumo

Autores

Israel Machado da Silva (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA/UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) israel_m_silva@hotmail.com
Walter Meucci Nique (Prog de Pós-Grad em Admin/Esc de Admin – PPGA/EA/UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) walter.nique@ufrgs.br

Resumo

Baseado em entrevistas com 19 críticos de cinema e 16 cinéfilos, esse trabalho busca entender como que o gosto é construído, modificado e solidificado de maneira corporal e sensorial em pequenos gestos. Conversando com outros trabalhos da área sugere-se o conceito de quatro estágios de gosto, nunca estáticos: o gosto de fôrma é o mais geral, passando depois a se modificar lentamente e ser informado a outras pessoas; após isso ocorre a transformação daquele gosto e incorporação de como ele se manifesta, resultando em um gosto reformado que reúne o aprendizado e mudanças. O conceito de decantação como filtragem e como contemplação ajuda a explicar o que ocorre em cada estágio.

Abrir PDF