EMA 2018

Trabalhos Apresentados


Conexões com o Natural do Corpo e do Meio Ambiente no Contexto de Práticas de Higiene Feminina


Informações

Código: EMA292
Divisão: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD
Tema de Interesse: Tema 03 - Cultura e Consumo

Autores

Luiza Cesario Alvim Gomes (Instituto COPPEAD de Admin – COPPEAD/UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) luiza.gomes@coppead.ufrj.br
Leticia Moreira Casotti (Instituto COPPEAD de Admin – COPPEAD/UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) leticia@coppead.ufrj.br

Resumo

Esse trabalho parte da conversa com um grupo de mulheres que desafiou verdades e regras sociais relacionadas à menstruação. Essas mulheres, ao adotarem o coletor menstrual, desconstroem determinadas mitologias de mercado que estabelecem absorventes descartáveis como a melhor categoria de produto para administrar o período menstrual. O estudo adotou uma abordagem qualitativa com análise de entrevistas narrativas e postagens na mídia social. Os achados apresentam mudanças de significados da menstruação e o processo de transição de consumo de absorventes descartáveis para o coletor menstrual. Essa mudança envolve a conexão com o natural do corpo e do meio ambiente, pois gera menos lixo. O coletor menstrual aproxima a mulher da menstruação e desafia o significado de praticidade defendido por métodos descartáveis. Enquanto buscam se afastar de condenações morais ligadas à menstruação, ao corpo e ao feminino, as entrevistadas condenam comportamentos considerados social e ambientalmente irresponsáveis.

Abrir PDF